MINDFULNESS



Quando falamos de Mindfulness, podemos entender como um estado de consciência ou uma técnica de meditação que se traduz em atenção plena em relação ao que nos rodeia e aos acontecimentos que estão ocorrendo.

A atenção plena fortalece as conexões neurais, ao treinar o nosso cérebro com atenção e práticas relacionadas, podemos construir novos caminhos neuronais e redes no cérebro, aumentando a concentração.

Mindfulness significa mudar os padrões de comportamento e respostas a que estamos acostumados, deixando de operar através de pensamentos incessantes muitas vezes remoendo coisas do passado ou projecções futuras.

Jon Kabat-Zinn é o fundador e director da Stress Reduction Clinic, no Centro Médico da Universidade do Massachusetts, e Professor Associado no Departamento de Medicina Preventiva e Comportamental. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento de pesquisas experimentais com Mindfulness. 

​Mindfulness propõe um novo método de interacção com o que quer que aconteça na nossa vida de maneira mais consciente. Possibilitando estar sobre o controle das nossas reacções e escolhas, uma maneira de viver e encarar a vida permitindo enfrentar desafios e problemas do dia a dia, no trabalho, em casa e até mesmo lidar com a doença, a dor, o stress e a depressão. 
A abordagem Mindfulness é baseada na aceitação da nossa experiência e não na reacção à experiência em si, aceitando as condições. Para isso precisamos aprender a estar conscientes (mindful) e atentos às nossas reacções.
É um treino que integra mente-corpo permite que as pessoas mudem a maneira como vêem o seu dia a dia, mudando a maneira como pensam e sentem sobre as próprias experiências.

A prática em si exige muita disciplina e perseverança.
Com a velocidade a que tudo acontece no mundo actual estamos cada vez mais desconectados de nós próprios, cheios de tarefas, obrigações, responsabilidades e pressões todas essas exigências do mundo actual nos levam  a um constante sentimento de opressão, ansiedade e incapacidade característico do considerado mal do século. Isto faz com que fiquemos presos a pensamentos negativos ou de origem ansiosa afectando o nosso bem-estar.

Mindfulness é viver o aqui e agora e libertar as pessoas do condicionamento automático dos padrões mentais (cognitivos) e começar a viver uma vida mais centrada no presente.

E há uma crescente pesquisa que mostra que, quando você treina o seu cérebro para estar atento, você está realmente remodelando a estrutura física do seu cérebro.

Sempre que abraça alguém, sente esse calor, carinho, ternura, doçura ou antes está a pensar no que vai fazer a seguir, ou naquilo que aconteceu antes de estar com essa pessoa?

Quando cozinha uma refeição, está a pensar nos condimentos que leva, o que pode acrescentar para torná-la mais saborosa, e a colocar nessa tarefa todo o seu amor ou está a pensar na loiça que vai lavar, na casa para aspirar ou nos problemas que teve com os seus colegas?

De manhã ao acordar sente a pele quente de quem está ao seu lado, acaricia os seus cabelos ou fica a pensar no transito que tem de enfrentar até ao trabalho?

Mindfulness ajuda-o a estar sempre presente em cada situação e lugar.
Voltarei a este tema para ajudá-lo com alguns exercícios e meditação.





PAZ DIVINA




Comentários

Mensagens populares deste blogue

EGOCENTRISMO

MEDITAÇÃO DO SOL

QUANDO O AMOR É UMA DROGA