ERVA-PRÍNCIPE / COMPOSIÇÃO, PROPRIEDADES E CULTIVO
COMPOSIÇÃO DA ERVA- PRÍNCIPE
Esta erva contém cerca de 70% de óleo essencial citral, este também se encontra na casca do limão e da laranja e ajuda a sintetizar a vitamina A. É reconhecidamente sedativo. Além disso, contém em menores quantidades, segundo o tipo de planta, geraniol, linalol, nerol e citronelal.
PROPRIEDADES
Analgésico, antidepressiva, anti-bacteriana, diurético, desinfectante a erva-príncipe combate a transpiração e o pé-de-atleta, problemas urinários, é calmante e serve de repelente de insectos. Pode ainda ajudar nas cólicas menstruais ou intestinais, e também para casos de nervosismo e intranquilidade. Pode ser também utilizada no combate da asma, tosse, dores de cabeça e febre e ainda para aliviar problemas digestivos e do sistema nervoso. Contém princípios que aceleram o metabolismo, auxiliando na eliminação das reservas de gordura dificultando a sua assimilação pelo organismo. Além disso, combate o inchaço agindo como diurético. A bebida, associada a uma dieta controlada, ajuda a eliminar até 3kg apenas numa semana e até 12kg num mês.
Em forma de compressas, alivia dores musculares e reumáticas e também infecções da pele.
CULTIVO
A erva-príncipe é uma bonita planta ornamental, extremamente aromática e de fácil cultivo. Gosta de solos bem drenados, quer sol ou meia sombra.
Tem folhas finas e cortantes de cor verde-acinzentado. Propaga-se facilmente por divisão de caule e raiz, pois estas são pouco profundas, daí a sua facilidade de cultivo num vaso na varanda.
Contra-indicações
Gestantes, lactantes e pessoas com gastrite não devem tomar o chá com o intuito de acelerar o emagrecimento.
PAZ DIVINA
Comentários
Enviar um comentário