FAMÍLIA / A NOSSA, A MINHA E A TUA



Família deve ser sinonimo de Felicidade, Liberdade e Igualdade como instrumento de desenvolvimento pessoal e jamais como uma instituição.

A relação com a família do outro é uma das maiores fontes de conflito de um casal e muitas vezes motivo de separação.

Os limites e o tratamento dado a sogros, cunhados, sobrinhos e demais familiares pode originar discussões e mágoas que, se não forem resolvidos com diálogo e sensibilidade, levam inevitavelmente a um divorcio ou a uma vida de infelicidade.

Na maior parte das vezes, é o próprio cônjuge que falha em não criar um distanciamento saudável entre a sua nova família e a família de origem, pais, irmãos, etc…, impondo ao companheiro (a) uma convivência intensa ao exigir a sua comparência em todos os encontros regulares, em vez de ser ele (a) próprio(a) a dizer "NÃO" de vez em quando.

Quando um membro do casal não tem competência ou personalidade bem formada para ter esta postura de afastamento e não aceita as reclamações do cônjuge, não estabelecendo limites para equilibrar a sua relação, ficando do lado de sua família, é muito difícil resolver o problema e este, será sempre um relacionamento complicado.

É muito importante no casal que a pessoa sinta que está em primeiro lugar. Quando se constitui uma nova família é preciso perceber que a maior lealdade a partir desse momento não é mais com a mãe ou pai, é com a mulher ou marido e é bom que a pessoa que é muito ligada à família consiga, aos poucos, ir colocando em prática novas regras de convivência, demonstrando que tem outras prioridades e pode ter planos diferentes para aquele almoço de domingo ou para aquele evento.

Na nossa sociedade, existe uma forte pressão para que a família seja sempre colocada em primeiro lugar. Por este motivo, muitas pessoas sentem culpa quando se afastam ou não estão presentes sempre que são convidadas. E ainda há cônjuges que impõe obrigações semanais, levam irmãos e pais para todo o lado, deixam que eles entrem em casa quando querem e lhes apetece, sem qualquer limite.



Ao descrever o casamento, a Bíblia diz que quando um homem se casa ele;

"Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-à a sua mulher,
E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne."


Marcos 10:7,8


Ser “uma só carne” é mais do que simplesmente morar juntos. Na verdade, significa que o marido e mulher formam uma nova família; família essa que tem prioridade sobre a família de origem.


Coríntio 11:3



O maior desafio de todos os novos relacionamentos, é delimitar o espaço conjugal e harmonizar os mundos diferentes que representam cada família. Cada parceiro tem valores, experiências, costumes, crenças e vivências. O amor pela família do outro não é fundamental, mas o respeito mútuo é essencial para a longevidade da relação.

O primeiro passo para resolver este conflito é deixar claro quando se sente incomodado (a) com as imposições familiares, tendo uma conversa franca, expondo os motivos e estabelecendo limites, como por exemplo combinar almoçar uma vez por mês em vez de todas as semanas, e ainda assim deixar claro que não quer ser obrigado (a) a ir sempre, não permitir que invadam o seu espaço sempre que lhes apetece, não opinarem sobre a sua vida, etc...

Se não impuser regras de início o seu relacionamento nunca mais terá solução.

Cada casal é diferente, o casamento dos seus pais, sogros e cunhados não é igual ao seu, cada um tem hábitos de vida diferentes, nem sempre o que é bom para eles é bom para si, por isso a importância do respeito mútuo.

É preciso que cada membro do casal converse com os respectivos familiares e diga claramente; mãe, pai, eu amo-os, mas tenho uma nova família e a partir de agora quaisquer assuntos a resolver sou eu e o meu marido (ou mulher), essa decisão é nossa, então peço-vos por favor, que parem de comentar, invadir ou interferir na minha nova vida.

O novo casal pode até ouvir os conselhos dos sogros, cunhados, etc… mas marido e mulher devem apoiar-se e definir claramente sobre as suas escolhas, isso vai desde a educação dos filhos a qualquer outra decisão.


Só assim serão maduros o suficiente para manterem uma relação estável e feliz.




Quem causa problemas à sua família

herdará somente vento;

o insensato será servo do sábio.

Provérbios 11:29



PAZ DIVINA












































Comentários

Mensagens populares deste blogue

EGOCENTRISMO

MEDITAÇÃO DO SOL

QUANDO O AMOR É UMA DROGA