OS 7 CHACRAS



Os sete chacras centrais estão assim distribuídos: 1º chacra (chacra básico ou raiz) – elemento: terra - cor: vermelho - plexo sacral - localizado no períneo - suprarrenais - diz respeito a sobrevivência, segurança e responsabilidade;

 2º chacra (chacra sexual) – elemento: água - cor: laranja, roxo ou vermelho - plexo esplênico - localizado abaixo do umbigo - gônadas - passa por sexualidade, sensibilidade e adaptabilidade;

 3º chacra (chacra solar) – elemento: fogo - cor:amarelo, verde forte e vermelho - plexo solar - localizado na zona da barriga - pâncreas – lembra poder pessoal, determinação e coragem; 

4º chacra (chacra cardíaco) – elemento: ar - cor: verde, amarelo ouro e rosa - plexo cardíaco - localizado no coração - timo – interfere quanto a amor incondicional, compaixão e perdão; 

5º chacra (chacra laríngeo) – elemento: éter - cor: azul celeste, lilás, branco, prateado ou rosa - plexo laríngeo - localizado na garganta - tireoide – relaciona-se a liberdade de comunicação, liberdade de expressão e criatividade;

 6º chacra (chacra frontal) – cor: azul índigo, branco-azulado, amarelo, esverdeado e roxo - plexo frontal - localizado na testa, entre as sobrancelhas - pituitária – influência no auto conhecimento, discernimento e compreensão; 

7º chacra (chacra coronário) – cor: violeta e branco fluorescente ou dourado - plexo coronário - localizado no topo da cabeça, bem no centro - pineal – ligado a espiritualidade, conexão com o sagrado e plenitude.

Traduzindo os sentidos de cada chacra em alusão às regiões do organismo, sentimentos, posturas frente à vida e emoções temos:
 o chacra 1 atua nos órgãos do aparelho genital, urinário, reprodutor, útero e próstata - nessa área, tratam-se as doenças do sangue, fígado, bexiga, inflamações e qualquer espécie de hemorragia, como também qualquer anomalia dos órgãos relacionados. Sua potência física combina com a vontade de viver, dá ao indivíduo uma presença de força e vitalidade.

 O chacra 2 responde pelo estímulo sexual, desperta o desejo do ato sexual, proporcionando um sentimento de prazer tão intenso que as pessoas, com este chacra desenvolvido, tendem a direccionar sua vida através da relação sexual. No caso de bloqueios ou desequilíbrios nessa região, podem aparecer problemas de coluna, hemorróidas, instabilidade social e emocional, uso incorrecto da vontade, o sentir-se impotente diante das situações, insegurança, desespero, medo e falta de praticidade, além de preocupações excessivas com as coisas da matéria, ganância, descontrole dos aspectos instintivos e sexuais. Seu desequilíbrio pode manifestar-se por impotência sexual e frigidez. 

O chacra 3 tem influência directa no baço, rins, fígado, pâncreas e suprarrenais, e é fundamental para a secreção das glândulas e órgãos endócrinos. Chamado umbilical, lembra a criação e a geração da vida, quando a mãe se liga ao filho pelo cordão umbilical durante a gestação. Responsável pela vitalidade dos nervos, a partir desse chacra tratam-se as doenças da bexiga, a menstruação, as cólicas, colite, febre, diarreia, anemia, diabetes e câncer. O desequilíbrio nessa parte chega ao sistema digestivo inferior e pode afectar intestinos e estômago. Os bloqueios desse chacra são particularmente ocasionados por problemas emocionais, dificuldade em dar e receber e intensidade de prazer ou dor, manifestando histeria e vícios, e ainda excesso de preocupação com o futuro, com o bem-estar dos outros e com a preservação. Também se relacionam medos e ressentimentos sobre o sexo, causando experiências sexuais traumáticas ou dificuldades no parto. Pode ocorrer ainda uma falta generalizada de vitalidade, perda de juventude e diminuição do magnetismo pessoal.

O chacra 4 atua no estômago, intestinos e todos os órgãos do aparelho digestivo, interferindo no sistema nervoso e simpático. Através dele, são combatidas doenças dos ossos, paralisia, gota e dores de cabeça. Influi nas emoções e por ele pode-se constatar as emanações hostis ou vibrações afectivas do ambiente. É entendido como mental e o vínculo da mente com as emoções pode ser observado, já que os processos mentais servem de reguladores da vida emocional. Esse chacra também assume importância nas relações humanas, sejam amorosas, pessoais ou profissionais - seu desequilíbrio provoca timidez, egoísmo, narcisismo, egocentrismo e vários tipos de medo, que desaguam na propensão para a raiva e a violência, na dificuldade de expressar a autoconfiança e criatividade, na incapacidade de se colocar em sintonia com as pessoas e na carência de auto-estima.

O quinto chacra exerce influência na circulação sanguínea. Alimenta o coração, sangue, nervos e vasos sanguíneos, e responde pelo funcionamento apropriado do sistema imunológico. Regula emoções e sentimentos, como simpatia, ternura, compreensão e compaixão. É a sede do eu superior onde se assenta a alma humana. Controla a integração das forças superiores e inferiores, equilibra a auto-estima e a capacidade de dar e receber amor. Com a possibilidade de transmutar as energias do cosmos em energia de cura física, a harmonia desse chacra acentua as actividades positivas e faz entender as outras pessoas como sustentáculo, buscando a perfeita afinação entre as vontades humanas e as leis divinas. Traumas ligados a relacionamentos afectivos afectam directamente a região cardíaca, provocando o desequilíbrio no chacra 5. Quando há bloqueios, o potencial do amor e compaixão transforma-se em luxúria; a auto-estima é avariada e a vontade individual enfraquecida, ocasionando falta de criatividade e tornando a pessoa excessivamente sensível às influências e opiniões.

O sexto chacra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como “terceiro olho” na tradição hindu, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Relaciona-se à tiróide, cordas vocais, vias respiratórias, traqueia, brônquios e pulmão. Controla a expressão verbal, influindo também sobre o sistema auditivo. Relaciona-se ao rejuvenescimento e longevidade. A característica desse chacra é o sucesso - sua expansão proporciona satisfação no trabalho e nas tarefas diárias, fazendo-as bem ajustadas e bem-sucedidas. Uma vez travado, surgem incertezas, indecisões, dúvidas e desânimo, afectando a auto-expressão e a prosperidade. O desequilíbrio em torno da voz, gagueira, vertigens, fadiga, asma, doenças metabólicas e obesidade são algumas consequências.

O sétimo chacra alimenta a parte inferior do cérebro, olho esquerdo, ouvido, nariz e o sistema nervoso parassimpático. Regula as actividades inteligentes, é o ponto de abertura da visão interior, espiritual e inspiração. É o chacra que mais se relaciona com a espiritualidade, que liga o ser humano às multidimensões, ao que não é concreto, que não se pode ver ou tocar. Está associado à implementação de ideias criativas. Seu desequilíbrio provoca desinteresse pelo presente e medo do futuro. Há ainda memória fraca, dando a sensação de estar no “espaço”, problemas de sono e sonhos perturbadores. 




PAZ DIVINA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EGOCENTRISMO

MEDITAÇÃO DO SOL

QUANDO O AMOR É UMA DROGA