DIA DE SANTO ANTÓNIO DE LISBOA


Milagres Santo António

Protector das coisas perdidas. Protector dos casamentos. Protector dos pobres. É o Santo dos milagres. Fez muitos ainda em vida. Durante as suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados. Redigiu os Sermões, tratados sobre a quaresma e os evangelhos, que estão impressos em dois grandes volumes de sua obra.


Lenda

Reza a lenda que, certa vez, em Nápoles, havia uma moça cuja família não podia pagar o dote para se casar. Desesperada, a jovem ajoelhada aos pés da imagem de Santo António pediu com fé a ajuda do Santo que, milagrosamente, lhe entregou um bilhete e disse para procurar um determinado comerciante. O bilhete dizia que o comerciante desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do papel. Obviamente, o homem não se importou, achando que o peso daquele bilhete era insignificante. Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Nesse momento, o comerciante lembrou-se que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa. Santo António viera fazer a cobrança daquele modo maravilhoso. A jovem moça pôde, assim, casar-se de acordo com o costume da época e, a partir daí, Santo António recebeu, entre outras atribuições, a de “ Santo Casamenteiro”.


Falecimento

Santo António morreu em Pádua, na Itália, em 13 de Junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo António de Pádua. Antes de falecer nas portas de Pádua, Santo António diz:

" ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas. E completou, estou vendo o meu Senhor."
 Em seguida, faleceu.

Os meninos da cidade logo saíram a dar a notícia:
- O Santo morreu.

 Em Lisboa os sinos das igrejas começaram a repicar sozinhos e só depois o povo soube da morte do Santo. Ele também é chamado de Santo António de Lisboa, por ser sua cidade de origem. Aí nasceu
em 1195



Comentários

Mensagens populares deste blogue

EGOCENTRISMO

MEDITAÇÃO DO SOL

QUANDO O AMOR É UMA DROGA