SÃO JOÃO PORTO 2019 / FESTA É FESTA
Podia estar fechada num quarto de hotel a chorar, mas essa não é a minha natureza.
Eu gosto de rua, gosto de gente, gosto de brilho, eu gosto de luz e cor, gosto de música, gosto de dançar e principalmente eu gosto de festa. E estava ali para isso, e não havia nada capaz de me demover. Não tinha comigo relógio nem telemóvel. Não fazia ideia de quanto tempo havia passado desde que tinha saído daquele lugar no cimo de uma escadaria que dava directamente para a festa, mas o meu dedicado esposo tinha ficado a "guardar" o lugar dos dois e era para lá que ia voltar.
Havia muitos anos que eu sonhava com este dia. A minha querida afilhada Sara resolveu levar-me, mas o local onde me levou ficava num ponto em que da festa eu apenas desfrutava de umas boas sardinhas, umas marteladas na cabeça, observar o céu pontilhado de balões e aqui e ali um ou outro foguete. Quando chegou a meia noite foi a decepção total, o fogo de artificio não se via dali.
Parti triste, mas não desisti do sonho.
Anos mais tarde fui viver para o Porto, mas o meu namorado decidiu tirar férias exactamente na data das festas. Fomos passar as férias na casa do Algarve e o meu sonho ficou adiado mais uma vez.
Ele quando viu a minha decepção prometeu:
- Para o ano tu vais ver o São João.
Antes de isso acontecer voltamos para o Algarve e a nossa situação financeira não nos possibilitava fazer a viagem nem pagar um hotel.
Teimosa como sou, não desisti do sonho e este ano bem cedo o meu adorado esposo marcou o hotel e programou a viagem ao mais pequeno pormenor. À chegada parávamos na Aguda para irmos ao Ela's comer as deliciosas ameijoas, de lá seguíamos para o hotel fazer chek-in e depois íamos jantar ao Portarossa para de novo me poder deliciar com a melhor pizza que alguma vez comi e de lá íamos para as Fontainhas comer farturas e dançar. Ao outro dia íamos almoçar ao Guedes, tomar café à Marina de Gaia, lanchar um delicioso petisco na Taberninha do Manel e à noite comer as belas sardinhas no pão e o caldo verde e procurar o melhor sitio para ver o fogo de artificio que tanto me fascina. O programa de facto não podia estar mais bem elaborado, mas desde a chegada que tudo foi saindo "furado". As ameijoas do Ela's já não eram a delícia a que estávamos habituados, as horas presos no transito impediram-nos de ir jantar ao Portarossa e acabámos por ir a pé até ao Guedes comer o caldo verde e a Sandes de pernil com queijo da Serra. De lá continuamos a pé para as Fontainhas e depois da fartura e do "pézinho" de dança fomos atá à Ribeira. Pelo caminho aproveitamos para tirar umas belas fotos até que a chuva nos surpreendeu e tivemos que entrar rapidamente no Funicular dos Guindais e voltar para o hotel.
Chegados ao hotel decidimos fazer um pedido ao Santo António para que ele convencesse o São Pedro a mandar bom tempo para não estragar a festa ao querido São João.
E o pedido foi aceite. De manhã ainda chovia bem, mas na hora de sairmos do hotel a chuva parou e não voltou mais pelo que podemos desta vez fazer o programa, não sem algumas alterações. Decidimos almoçar na Tia Aninhas, mas chegados lá verificamos que já não existia ali, então optamos por comer umas sardinhas assadas à beira do rio, seria sardinhas todo o dia. Depois do café na Marina, quando fomos até à Taberninha do Manel mais uma vez demos com o "nariz na porta" e de novo houve alteração de planos. Como nada acontece por acaso, foi o melhor que aconteceu e assim podemos encontrar um dos mais privilegiados lugares para assistir à festa desde o primeiro até ao ultimo momento.
Foi uma noite mágica. E até mesmo quando me aconteceu um percalço e voltei para junto do meu adorado esposo e lhe contei desatámos ambos a rir em grandes gargalhadas sem conseguirmos parar. Foi o delírio seguido de um majestoso e inigualável fogo de artificio numa explosão de cores e música. Depois deste que era o momento, por mim e os milhares que enchiam a Ribeira e as margens do rio do lado de Gaia, mais aguardado, fomos ao hotel trocar de roupa e de lá para os aliados onde
João Gil com alguns dos seus êxitos e acompanhado por João Pedro Pais, Tim, Carlão, Ala dos Namorados e Ana Bacalhau animavam mais umas horas da mais longa noite do Porto.
Quando não desistimos dos sonhos o Universo não desiste de procurar por todos os meios realizá-los, não importa quanto tempo leva até acontecer, mas sempre inevitavelmente acontece.
Aqui fica um pequeno video de um fim de semana memorável.
Comentários
Enviar um comentário