SHANTI / PAZ
Enquanto os Monges iam passando entre eles, e pelos dedos, o fio e entoando fórmulas antigas de Bendições, vi-o chegar descalço pela areia da praia. Estaria a alucinar? Ou era real aquela imagem? Uma criança Monge? Enquanto estes pensamentos vinham a 1000 à hora, aquela criança dirigiu-se a mim dizendo: - “estava há muito tempo à tua espera. O meu nome é Shanti e devo ir contigo, vais precisar muito de mim.” - Eu já não ouvia os Monges, apenas pensava: serei maluca? Tenho uma imaginação fértil? Ou isto é mesmo verdade? Realmente aquele pequeno Monge falou comigo, podem chamar-me louca se quiserem, mas ele estava ali e falava comigo! É claro que no início eu duvidei… Mas aquela imagem e aquela voz eram muito reais! Depois vi chegarem mais e mais, tantos que cobriam toda a areia da praia. Tinham vindo para assistir à cerimónia e ali ficaram até ao fim. Voltei de novo a minha atenção para os cânticos que os cinco Monges continuavam a entoar proporcionando uma dimensão espiritual ao momento.
Quando a cerimónia terminou a primeira coisa que fiz foi pedir ao meu querido esposo o telemóvel para verificar na Internet se aquele nome, Shanti, existia. E qual não foi o meu espanto quando vi que não só existia como o seu significado era, Paz.
A palavra Shanti vem do Hinduísmo e significa PAZ. Quando continuei a pesquisa percebi que já tinha ouvido aquela palavra nos meus cursos de Prânica em o Mantra OM SHANTI OM, onde o mantra Om purifica a mente e alma, e Shanti é a palavra em sânscrito para a paz. A palavra pode ser calma, descanso ou mesmo felicidade. Mas aqui nova dúvida surgiu, como podia uma criança ser Monge? Nova pesquisa e de novo a confirmação de que Shanti estava ali e era um pequeno Monge. Há casos de jovens menores de 20 anos, assim como crianças, que se tornam monges.
Ver aqui
Então era verdade! O Shanti estava ali comigo e ia comigo para Portugal. Mas ele disse que eu ia precisar muito dele. Era um dia especial, estava absolutamente deslumbrada e feliz, estava no paraíso, o que ia acontecer a seguir devia ser apenas bom, mas seria?
Os dias continuaram numa alegre e deliciosa serenidade, desfrutando todos os prazeres daquele fantástico paraíso até que chegou o dia da partida para Bangkok. Eu já conhecia, mas o meu esposo não, não podíamos regressar sem ir visitar a capital da Tailândia.
Lá, novas agradáveis e emocionantes surpresas nos aguardavam. Aquilo que não podíamos imaginar nem sonhar aconteceu. Na nossa visita ao palácio Real o Universo colocou-nos no caminho do Rei e tivemos a possibilidade de vê-lo a apenas alguns metros de nós. Estávamos completamente deslumbrados com os acontecimentos, mas eis que no dia da partida fiquei gravemente doente.
O meu corpo deu um aviso: - "assim não dá mais. Por favor cuida de mim". Isto aconteceu através de febres altas.
Talvez o meu organismo estivesse a tentar libertar-se das toxinas que nele se acumularam durante anos, por causa da falta de cuidado com ele ou possivelmente andava a abusar das minhas reservas de energia e o meu organismo acaba de desistir de lutar e a doença tomou conta de mim.
O meu sistema imunológico, há muito dava sinais de estar enfraquecido e quando este falha, o organismo fica indefeso e as portas ficam abertas a todos os tipos de doenças.
O retiro da saúde Veja aqui aconselha cuidados a ter para um corpo, mente e espírito sãos. Hoje era o dia, vesti a minha roupa de desporto e fui treinar. Todos os dias são bons para criar novos hábitos de vida, a minha “preguiça” adiava esta decisão que havia tomado um ano atrás. Mas ler estes exercícios lembrou-me que não devia adiar mais. Não eram suficientes as minhas meditações, a cura com o sol e cristais, o meu corpo neste momento exigia mais e mais eram todos estes oito procedimentos.
8 PASSOS PARA UM CORPO SAUDÁVEL
1- RESPIRAÇÃO PROFUNDA, em lugares despoluídos. Faça exercícios respiratórios pelo menos 3 vezes ao dia. Se morar na cidade, procure um lugar com ar puro aos fins-de-semana. Próximo a árvores o ar é mais puro. Inspire pelo nariz e expire pela boca. Aprenda a respiração abdominal. Colabore com o meio-ambiente, não poluindo o ar com fumo, insecticidas, aerossóis, etc.
2- EXERCÍCIO FÍSICO DIÁRIO - A nossa musculatura atrofia quando não os fazemos. A circulação torna-se morosa e ineficiente. Há desequilíbrio quando usamos muito a mente e pouco o físico. O exercício produz endorfinas, família de hormônios que provocam relaxamento, alegria e abertura para atitudes construtivas. O melhor exercício é a caminhada ao ar livre, a passo rápido, com a coluna erecta, os braços soltos, o abdómen encolhido e respiração profunda. A natação, o ciclismo, a ginástica orientada são outras formas adequadas de exercício. Escolha o que melhor lhe convém. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.
3- REPOUSO ADEQUADO - Adulto: 7 a 8 horas de sono por dia. Quanto mais cedo se iniciar o sono, mais restaurador ele se torna. Jante cedo uma comida leve, para que a digestão esteja completa antes do sono chegar. Relaxar bem antes de dormir. Deixar os vidros abertos. É útil um período de descanso de 1/2 a 1 hora no meio do dia; mas não é conveniente dormir após o almoço, para não interromper a digestão.
4- LUZ SOLAR - As plantas morrem aos poucos se não receberem suficiente luz solar. Nós também. Procurar apanhar sol logo de manhã, até as 10:00 horas ou após as 15:00 horas; Tomar cuidado com o sol da praia - usar protetor solar e chapéu - especialmente no meio do dia. A luz solar, ao penetrar nos nossos olhos, activa a produção de serotonina, um hormônio que produz serenidade e sono. Além disto aumenta as autodefesas do nosso corpo. Transforma o excesso de colesterol em vitamina D necessária para fixar o cálcio e o magnésio nos ossos, ajudando com isto a prevenir a osteoporose.
5- USO INTELIGENTE DA ÁGUA - 1 a 2 banhos por dia, sempre com sabonete de pH neutro. Uma vez por semana esfregue a pele com toalha áspera. Termine o banho com duche frio, mesmo no inverno. Beber de 6 a 8 copos de água por dia, entre as refeições, para hidratar, purificar e refrescar o organismo.
6- REGIME ALIMENTAR - Atente cuidadosamente para a qualidade, quantidade e combinação dos seus alimentos. Eles formam o seu sangue e levam nutrição às suas células. Prefira alimentos vegetais, integrais, frescos e se possível orgânicos, preparados de maneira simples. Inicie todas as refeições com alimentos crus - frutas ou saladas - na proporção mínima de 50% do total.
7- MODERAÇÃO - Evite todos os excessos, seja no comer, no dormir, no trabalho, no estudo, no desporto, etc. Equilibre a prática das leis de saúde e evite completamente os hábitos nocivos, como o uso de álcool, fumo e drogas. Tente abster-se de uma, duas ou três refeições, uma vez por semana, substituindo-as por sumos de frutas, raízes e caldo de verduras. Isto proporciona um descanso muito benéfico ao seu aparelho digestivo e, ao mesmo tempo, uma mini desintoxicação diária.
8- ATITUDE MENTAL CORRETA - Não pode haver saúde, se a nossa mente for povoada de pensamentos negativos como ódio, inveja, frustração, sentimentos de inferioridade ou de culpa. Aprenda a manter uma atitude positiva, animada e altruísta. Leia bons livros sobre o assunto. Leia uma parte da Bíblia com oração e meditação diariamente. Entregue os seus problemas ao Criador, que quer ser seu Pai e se interessa carinhosamente pelo seu bem-estar. Desta forma sentirá a ansiedade desaparecer.
Shanti. O Shanti sabia o que ia acontecer. Ele esteve comigo durante toda a viagem e tenho certeza que sem a presença dele não teria chegado a Portugal na data prevista. Seja o que for que aconteça na minha vida, de menos bom, tem-me a mim e ao pequeno Monge para darmos luta.
PAZ DIVINA!
Comentários
Enviar um comentário